A problemática que envolve a formação dos/das professores/as de educação infantil é complexa não apenas no Brasil, mas em muitos países, e requer sobretudo o reconhecimento das especificidades que caracterizam o trabalho educativo com as crianças pequenas.

Nesse evento essa importante questão será abordada em torno de 5 eixos, a saber:

1) A educação infantil no curso de graduação em Pedagogia 

Esse eixo visa interrogar as mudanças e permanências nos currículos de Pedagogia desde a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia em 2006. 

2) O estágio na formação do/a professor/a de educação infantil

Esse eixo busca debater as lacunas e os distanciamentos entre teoria e prática em torno de um dos aspectos considerados centrais na formação e identidade do futuro/a professor/a de educação infantil, que é o estágio supervisionado ou práticas de ensino. Almeja-se colocar em diálogo os diferentes modos de organização  do estágio, incluindo o papel do supervisor/orientador de estágio e a relação dialógica entre universidade e  rede de educação infantil. 

3) Arte e as linguagens expressivas na formação inicial

Esse eixo busca problematizar a presença e as contribuições da arte, da brincadeira e outras linguagens no percurso de formação docente e indicar caminhos para se (re)pensar a formação inicial e continuada que abordam a presença das diversas linguagens artísticas  numa perspectiva integradora, privilegiando a dimensão lúdica e de conexão com as experiências culturais contextuais que ocorrem na infância.

4) A contribuição das pesquisas com crianças para pensar a formação do/a professor/a de educação infantil

Esse eixo busca evidenciar a contribuição das pesquisas com crianças que as reconheçam como atores sociais de plenos direitos e informantes privilegiadas de seus modos de vida, para afirmação das especificidades da docência na educação infantil e, as orientações para a formação, práticas e políticas na Educação Infantil. 

5) Corpo, gênero e diversidade na formação docente em educação infantil

Esse eixo busca problematizar todas as dimensões que perpassam a construção das diferenças e das desigualdades enquanto objeto e categoria explicativa da pesquisa na educação infantil e da formação e da identidade profissional na educação infantil.